Guialazer

Eu vou (6 Pessoas vão a este evento)

Se, no dia 27 de Maio, um desconhecido o desafiar a "tomar um copo" à porta do prédio, não estranhe. É o que pede a Câmara Municipal de Coimbra, que pelo quarto ano consecutivo apoia os festejos do chamado "Dia Europeu dos Vizinhos", que desta vez vai ser assinalado em pelo menos 29 ruas ou bairros da cidade.


O objectivo da associação a que a autarquia aderiu há quatro anos - chamada "European Neighbours" Day" - é a promoção de "cidades mais solidárias e fraternas". E ontem, na conferência de imprensa de apresentação da festa de terça-feira, dia 27, Miguel Leite, um dos promotores da iniciativa no Bairro de Monte Formoso, assegurava que o êxito é garantido: "Havia pessoas que, apesar de há anos viverem nos mesmo prédio, nem se cumprimentavam; e que, graças a esta festa, criaram laços", disse.

Mais uma vez, este ano, os técnicos da autarquia contactaram associações de moradores, responsáveis por cooperativas de habitação e gestores de condomínios existentes na cidade. Neste caso, pediram-lhes que mobilizem as pessoas para, no dia 27 de Maio, se encontrarem nas ruas, nos pátios ou nos quintais, munidos de iguarias que queiram partilhar com os vizinhos. À sua disposição, a câmara coloca material de divulgação da iniciativa, enfeites, e a promessa da passagem, pela festa, de grupos de música. Para além disso, disponibiliza bens alimentares, oferecidos por empresas de Coimbra.

Mas nem só por estes é feito o Dia dos Vizinhos. Todos os anos, disse o vereador, a autarquia é surpreendida por festas "espontâneas", de pessoas que leram sobre a iniciativa ou dela ouviram falar e que fizeram com que a festa acontecesse, também, no seu próprio prédio.

PÚBLICO