Guialazer

Museu do Douro

Por Paulo Ricca

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 0 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


16.01.01 Por PÚBLICO

Inaugurado no dia 20 de Dezembro de 2008, este Museu de Território tem sede na Régua mas abrange toda a Região Demarcada do Douro, com diversos pólos museológicos. Ocupando a outrora Casa da Companhia, antigas instalações da Real Companhia Velha, o espaço da sede foi desenhado pelo arquitecto Duarte Cunha e para além das salas de exposição tem também uma loja, um bar de vinhos e um restaurante (a abrir em 2009).


A exposição permanente, instalada no edifício do Solar do Vinho do Porto, mesmo ao pé do museu, foca a Região Demarcada do Douro em vários núcleos - "O Território", "A História", "A Vinha", "O Vinho", "Do Douro para o Mundo" e "Imagens do Vinho". Alguns dos futuros pólos museológicos que funcionarão em rede com o Museu do Douro - como o Museu do Imaginário, em Tabuaço centrado nas lendas e tradições orais do concelho, ou o Museu do Pão e do Vinho, em Favaios -, deverão abrir em 2009.

Outros pólos estão já também a ser desenvolvidos: um núcleo da seda, em Freixo-de-Espada-à-Cinta, um pólo em Barca de Alva dedicado à memória da linha de caminho-de-ferro do Douro e um núcleo centrado na cereja e nos arrais (designação dada aos mestres dos barcos), a instalar em Mesão Frio.

O projecto do Museu do Douro foi criado em 1997 na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República.



Última actualização a 20-03-2014
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.