Guialazer

Casa-Museu da Fundação António Medeiros e Almeida

Por João Silva

Votos dos Leitores


Média da votação dos leitores, num total de 24 votos
(carregue na posição pretendida para votar)


07.03.15 Por Alexandra Prado Coelho

É uma colecção de relógios absolutamente excepcional, a que o empresário português António Medeiros e Almeida reuniu durante anos — são mais de 700 relógios, dos quais duzentos e poucos estão expostos na Sala dos Relógios da Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa. Há uma peça que, pela sua grandiosidade, se destaca: um “relógio monumental vienense” de mesa em cristal de quartzo, prata, prata dourada, lápis-lazúli, esmaltes, rubis e pedras semipreciosas, que terá sido oferecido por Luís da Baviera à imperatriz Sissi da Áustria. Este relógio, que parece um palácio de cristal encimado por um pavão, é um exemplo dos “esmaltes vienenses”, um tipo de trabalho que surgiu durante o império Austro-Húngaro, entre 1870 e 1910.


Sabe-se que a peça pertenceu à colecção do médico norte-americano Anton Meinster e que depois da morte deste, em 1965, foi vendido em leilão da Sotheby’s em Nova Iorque. Foi posteriormente comprado em Londres pelo antiquário Wolf Steinhardt, que adquiria peças para a colecção de Medeiros e Almeida. Terá sido o antiquário a ir depois a Viena tentar descobrir a origem do relógio e surgiu aí a informação que aponta para que tenha sido uma encomenda do rei Luís II da Baviera para a sua prima Sissi.

Menos grandiosa, mas também com enorme significado histórico, é outra das peças da colecção Medeiros e Almeida, um relógio de bolso da autoria do prestigiado relojoeiro Breguet, e que foi encomendado a este pelo general francês Junot. Quando Junot se suicidou, em 1813, o relógio regressou à Casa Breguet, tendo mais tarde sido oferecido ao general Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington — que, por ironia, tinha combatido, à frente das tropas anglo-lusas, contra Junot em Portugal durante as Invasões Francesas, tendo-o vencido na Batalha do Vimeiro, em 1808. Divididos pela História, os dois homens acabaram unidos por um relógio.



Última actualização a 07-03-2015
Se algum destes dados não estiver correcto, diga-nos.