Guialazer

Por Rita Pimenta

No domingo, 19 de Março, assinalou-se o Dia do Pai. A verdade é que os pais estão diferentes de outros tempos: cuidam dos bebés, lêem-lhes histórias, não se envergonham de os beijar e abraçar em público, levam-nos ao parque e a todo o lado sem a presença das mães. Não foi sempre assim.


Porque também eles, os pais, merecem ser mimados, hoje se traz aqui um livro que pretende agradecer-lhes e lembrar-lhes que nada pode igualar a relação que mantiverem com os seus filhos. Biológicos ou não. E ninguém está à espera de perfeição.

"O Meu Pai É o Melhor do Mundo" é um livro-álbum pensado para ser preenchido em conjunto por crianças e adultos. Nele se pode contar a história de pai e filho e ilustrá-la com fotos, desenhos e colagens.

Pai5Pai4

O livro vai sendo completado com a informação que a criança for solicitando, até concluir a sua primeira obra. "Neste livro, vou escrever, desenhar, cortar e colar para contar a história mais bonita do mundo: a história de como te tornaste meu pai. É para te oferecer a ti, o melhor pai do mundo." Associar livros e afectos será sempre uma prática natural.

Nada impede que parte do livro em construção seja criada com a ajuda de outro familiar e uma outra parte com a do próprio pai, criando momentos felizes de partilha, cumplicidade e criatividade.

Juntos vão reconstituir o passado do mais velho (que também foi pequenino), conversar sobre o momento em que o mais novo entrou na sua vida (e no mundo) e ainda contar o que faz dele um pai especial e único. O mesmo para o pequeno, um filho especial e único.

Em conjunto, vão visitar memórias e fazer nascer outras. Porque a história de um será sempre a história do outro.

Sugestão nas páginas iniciais: "Mãe, pai, avô, avó, tio, tia, como responsável pelo pequeno autor, só tem uma tarefa: deixá-lo criar." É um bom princípio, a que se segue uma ressalva ainda melhor, que pede ao adulto que não tenha a tentação de substituir o miúdo e de fazer o trabalho por ele: "Ajude-o em tudo o que ele pedir, inspire-o, se for preciso, mas, sobretudo, deixe que seja ele o protagonista. Esta é a sua história."

Pai2Pai3

Aqui, como em muitas outras coisas importantes, o processo é mais valioso que o resultado.

O Meu Pai É o Melhor do Mundo
Autoria e direitos | Penguin Random House Grupo Editorial
Edição | Arena
32 págs., 13,78€

____________________

Mais Letras Pequenas...
Versos Que Riem 

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.