Guialazer

Por Rita Pimenta

Este livro tem como subtítulo "Hacais ou Quase". Um haicai é uma forma poética muito breve, de origem japonesa. Os textos que o autor escreveu inspiram-se nesses poemas curtos. "A neve mordendo a terra. E, sobre o branco, dois corvos ainda", texto acompanhado pela ilustração de uma criança à janela.


Uma obra delicada que convida a observar o mundo e a transformá-lo em poesia, escrita e desenhada. A sintonia entre escritor e ilustradora confirma-se de novo. Rachel Caiano tem vindo a ampliar os sentidos dos textos de João Pedro Mésseder desde 2012, quando iniciaram uma bela série de títulos (alguns premiados), em que este livro se integra.

O título remete para o breve poema "olhos tropeçando nas nuvens, aturdidos de alegria", a que corresponde o rosto da criança virado para o céu, com uma pequena espiga na boca.

Gostamos muito destes rostos (recorrentes), a que Rachel Caiano pinta as maçãs. Apreciamos também a presença de livros em várias ilustrações e a pergunta do autor: "Como pode o banqueiro aguentar tanto peso no coração?"

Aplauso ainda para o subtil poema: "Entre as flores de um lado e outro da fronteira passeia a borboleta."

Olhos Tropeçando em Nuvens e Outras Coisas
Texto | João Pedro Mésseder
Ilustração | Rachel Caiano
Edição | Caminho
48 págs., 10,90€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... A Viagem

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.