Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 4 e 5 de Julho de 2020:
Punk-rock, "zombies" e cinema japonês convivem com ópera e uma Volta à França virtual.


CINEMA 

Asako I e II
Sábado | TVCine Edition, 10h40
Asako apaixonou-se por Baku, um jovem rebelde, mas ele desapareceu sem explicação, deixando-a destroçada. Dois anos mais tarde, ela cruza-se com alguém exactamente igual. Ao abordá-lo, percebe que, apesar das parecenças físicas extraordinárias, ele se chama Ryohei e tem uma personalidade quase oposta à de Baku. Acabam por se envolver sem que ela lhe conte que em tempos esteve apaixonada por um sósia seu. Tudo parece perfeito até ao dia em que o ex-amante reaparece. Protagonizado por Erika Karata e Masahiro Higashide, um filme dramático do japonês Ryûsuke Hamaguchi, segundo um argumento seu e de Sachiko Tanaka, que adapta a obra homónima escrita por Tomoka Shibasaki. 

Her Smell - A Música nas Veias
Sábado | TVCine Top, 21h30

Becky é uma cantora punk-rock numa espiral de autodestruição, que tenta começar do zero, recuperar o equilíbrio necessário para cuidar da filha pequena e voltar aos palcos com a determinação de outrora. Com realização de Alex Ross Perry, o drama musical abre um trio de filmes dedicados pelo TVCine Top à actriz Elisabeth Moss, que o protagoniza. Domingo, surge em "The Kitchen - Rainhas do Crime", de Andrea Berloff (às 21h30), e "Nós", de Jordan Peele (23h15).

WWZ: Guerra Mundial
Sábado | AMC, 22h10
Gerry Lane (Brad Pitt), ex-funcionário da ONU, quase morre num inexplicável ataque que deixa o mundo inteiro mergulhado no caos. Mais tarde, descobre que um vírus desconhecido, responsável por transformar pessoas em "zombies", deu origem a um conflito à escala mundial. Numa tentativa desesperada de encontrar uma solução, Gerry é convocado pelas entidades governamentais e enviado com uma equipa de cientistas para a zona de conflito. Objectivo: entrevistar os raros sobreviventes espalhados pelo mundo, perceber como o vírus prolifera e encontrar maneira de acabar com a ameaça à Humanidade. Um "thriller" de ficção científica com realização de Marc Forster e argumento de Matthew Michael Carnahan, a partir do livro de Max Brooks. 

Veludo Azul
Sábado | Cinemundo, 1h50
Sadismo, perversão e violência balanceiam-se com a inocência de dois jovens de uma pequena cidade norte-americana, num filme realizado por David Lynch (nomeado para o Óscar de Melhor Realizador). Jeffrey (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha humana num campo deserto e pede ajuda a Sandy (Laura Dern) para encontrar o corpo. A chave do mistério é Dorothy Vallen (Isabella Rosselini), cantora num clube nocturno. O marido e filho foram raptados pelo demoníaco Frank Booth (Dennis Hopper).

Em Busca da Felicidade
Domingo | AXN Movies, 14h
Chris Gardner é inteligente e talentoso, mas não consegue encontrar emprego que sustente a família. A mulher abandona-o e Chris fica sozinho com o filho de cinco anos. Acaba por aceitar um estágio não remunerado, na esperança de vir a ser contratado por essa empresa promissora. Entretanto, é despejado do apartamento em que vive com o filho e os dois são obrigados a dormir em abrigos, paragens de autocarro ou qualquer local que possa servir de refúgio. O amor do filho será a força necessária para Chris ultrapassar todos os obstáculos. Realizado por Gabriele Muccino, o filme baseia-se na história verídica de Gardner, registada nas suas memórias. O protagonista, Will Smith, contracena com Jaden, o filho, na sua estreia em cinema.

Meia-Noite em Paris
Domingo | TVCine Emotion, 20h35
Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams) estão noivos e de visita a Paris. Ele é um argumentista de Hollywood que sonha escrever o romance da sua vida na capital francesa. Ela é uma mulher pragmática que aspira a uma vida estável e luxuosa em Malibu, nos EUA. Uma noite, embriagado pela beleza da cidade (e algum vinho), Gil perde-se na cidade e vive a mais extraordinária experiência da sua vida num encontro com personagens que julgava existir apenas nos livros. Uma comédia romântica de Woody Allen, também com Marion Cotillard, Léa Seydoux, Carla Bruni, Michael Sheen, Kurt Fuller, Kathy Bates e Adrien Brody no elenco.

As Estrelas Não Morrem em Liverpool
Domingo | RTP1, 00h02 
Em Setembro de 1981, o jovem actor britânico Peter Turner recebe um telefonema inesperado: a oscarizada actriz Gloria Grahame, com quem viveu um romance, sofreu um colapso num hotel de Lancaster, Inglaterra, e pede-lhe ajuda. Gloria enfrenta novamente um cancro. Negando-se a retomar os tratamentos, pede a Peter que a leve para a casa de família dele, em Liverpool. Nas poucas semanas que lhes restam, vão reviver os momentos mais marcantes da sua vida em comum. Com Annette Bening, Jamie Bell, Frances Barber, Vanessa Redgrave, Julie Walters e Kenneth Cranham, um drama romântico realizado por Paul McGuigan e escrito por Matt Greenhalgh, que se inspira na obra autobiográfica com o mesmo nome, da autoria de Peter Turner.

ÓPERA

La Gioconda 
Sábado | RTP2, 22h11
Com libreto de Arrigo Boito e baseada na peça "Angelo, Tirano de Pádua", de Victor Hugo, a famosa ópera de Ponchielli transporta-nos para uma história de amor e tragédia na Veneza do século XVII. Esta produção, dirigida por Pier Luigi Pizzi e coreografada por Gheorghe Iancu, foi gravada no Gran Teatre del Liceu (Barcelona), em 2019, com Guillermo García Calvo no púlpito de maestro.

SÉRIES

Agatha Christie: O Cavalo Amarelo
Domingo | Fox Crime, 22h
Estreia da mini-série de três episódios, baseada no livro de Agatha Christie. Embora mantenha o tempo e espaço da acção, na Londres dos anos 1960, esta adaptação televisiva – assinada por Sarah Phelps e protagonizada por Rufus Sewell e Kaya Scodelario – foge em vários momentos à história original.

Maria Teresa
Domingo | RTP2, 22h14
Estreia da segunda temporada da mini-série histórica sobre Maria Teresa da Áustria (1717-1780), a poderosa imperatriz de Habsburgo. Maria Teresa usa o seu engenho para reagir à necessidade de reforma no país e a diplomacia para procurar aliados para revitalizar o seu reino, ao mesmo tempo que lida com manobras de chantagem e pressão vindas da própria família. 

DESPORTO

Ciclismo: Tour de France Virtual
Sábado e domingo | RTP2, 14h
Enquanto a Volta à França não se faz à estrada – a data apontada é 29 de Agosto –, há uma competição alternativa para acompanhar a partir deste sábado. Os atletas (homens e mulheres) pedalam num Tour virtual, com direito a gráficos que mimetizam as cidades por onde passam, as linhas de meta e até o público (que ainda não se sabe se estará presente na vida real), e com uma campanha de solidariedade associada. Nice é o cenário do primeiro dos três fins-de-semana em que decorre a prova.

DOCUMENTÁRIOS

O Éden dos Tubarões
Sábado | National Geographic, 15h45
Antecipando a estreia, amanhã, do especial "Sharkfest" (no Nat Geo Wild, às 17h), o National Geographic emite uma maratona dedicada aos grandes predadores dos mares. Abre com "O Éden dos Tubarões" e prossegue com "A Ilha dos Tubarões" (às 16h35), "700 Tubarões" (17h25) e "Homem Contra Tubarão" (18h15).

Criminologia Forense
Domingo | Crime + Investigation, 22h30
Os domingos de Julho trazem novos episódios da série documental que procura construir uma cronologia do desenvolvimento da ciência forense ao longo dos últimos 200 anos. O episódio desta noite, "Vestígios de culpa", analisa três pistas potencialmente reveladoras da identidade de um criminoso: sangue, cabelo e fibra. 

INFANTIL
Artur 3 - A Guerra dos Dois Mundos (V. Port.)
Domingo | TVCine Emotion, 15h35
Terceiro tomo da saga Artur e os Minimeus, novamente pelas mãos de Luc Besson. Maltazard conseguiu aumentar de tamanho e agora quer formar um exército diabólico e conquistar o mundo. Só Artur parece ter poderes para o enfrentar. Mas, para isso, terá de conseguir escapar do Reino dos Minimeus e recuperar o seu tamanho normal, com a ajuda da princesa Selénia, do príncipe Bétamèche e de Darkos.

 

<< Recuar: 3 de Julho  ||  Avançar: 6 de Julho >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.