Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 16 de Setembro:
Um atentado a Salazar, uma candidata à Presidência, um homem do Renascimento e um tigre a bordo.


CINEMA

Florence, Uma Diva Fora de Tom
AXN Movies, 11h22 
Com argumento e realização de Stephen Frears, conta a história verídica da soprano amadora Florence Foster Jenkins, com Meryl Streep (nomeada para o Óscar) no papel principal. Florence é rica e sonha tornar-se uma cantora lírica mundialmente conhecida. St. Clair Bayfield (Hugh Grant), o companheiro e agente, tem conseguido protegê-la do desgosto de saber que tem uma voz terrível. Mas fica sem saber o que fazer quando ela decide apresentar-se em público no Carnegie Hall.

As Flores da Guerra
TVCine Action, 19h

A 13 de Dezembro de 1937, a cidade chinesa de Nanquim é ocupada pelo Exército imperial japonês. Milhares de mulheres são violadas e quase 200 mil chineses são barbaramente assassinados. John Miller (Christian Bale) é um americano que ali está para tratar do funeral do reitor do colégio católico feminino da cidade – e que nunca poderia imaginar o papel que desempenharia naqueles dias. Baseado no romance de Geling Yan, o filme é dirigido por Zhang Yimou.

Jackie
Cinemundo, 19h30
Com argumento de Noah Oppenheim e realização de Pablo Larraín, Jackie é um "biopic" sobre a primeira-dama, a partir do momento em que o marido, John F. Kennedy, sucumbe nos seus braços. Com Natalie Portman como protagonista, conta também com Peter Sarsgaard, Greta Gerwig, Billy Crudup e John Hurt, numa das suas últimas aparições em cinema. Foi nomeado para os Óscares de melhor actriz, banda sonora e guarda-roupa. 

A Vida de Pi
Hollywood, 21h30
O jovem Pi sempre viveu na Índia, num zoo administrado pela família. Um dia, resolvem mudar-se com os animais para o Canadá. O navio em que viajam naufraga. Pi dá por si à deriva num pequeno bote que terá de partilhar, durante 227 longos dias, com um tigre-de-bengala. Baseado no romance de Yann Martel, "A Vida de Pi" passa para o grande ecrã pelas mãos de Ang Lee. O realizador foi premiado com o Óscar, um dos quatro que o filme conquistou, entre as 11 nomeações que recebeu. 

SÉRIE

O Atentado
RTP1, 21h
Estreia. Lisboa, 1937. Enquanto um casamento decorre, um grupo de homens encontra-se num descampado para executar um plano congeminado para acabar com António de Oliveira Salazar. Assim começa a série de época, focada no atentado (frustrado) à vida do ditador e na caça ao homem que se seguiu. A trama, escrita por Francisco Moita Flores e realizada por Jorge Paixão da Costa, desenvolve-se em dez episódios e apoia-se em informações do processo oficial do caso. A dar vida às personagens – umas reais, outras fictícias – estão actores como Tomás Alves, Laura Dutra, Joaquim Nicolau, Gonçalo Botelho, Anabela Moreira, João Craveiro, Diogo Martins ou José Pedro Vasconcelos. "O Atentado" é a primeira série a estrear-se na nova temporada de ficção da estação pública. Anunciadas estão também (ainda sem data marcada) "Crónica dos Bons Malandros", "Vento Norte", "Capitães do Açúcar" e "Até Que a Vida Nos Separe".

INFORMAÇÃO

Grande Entrevista
RTP3, 23h
O jornalista Vítor Gonçalves recebe Ana Gomes, ex-eurodeputada do PS e candidata à Presidência da República. No alinhamento entram questões sobre as suas fileiras de apoiantes, as motivações para concorrer a Belém e a perspectiva de defrontar Marcelo Rebelo de Sousa nas urnas. Repete na RTP1, às 3h17.

DOCUMENTÁRIOS

Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento
RTP2, 22h03
Estreia. Francisco de Holanda (1517-1584) foi um dos maiores vultos do Renascimento em Portugal e um ensaísta e artista de vanguarda. Este documentário traz à luz a importância da sua obra e navega por momentos da sua vida (como a passagem por Itália), enquanto "testemunha e actor de um tempo histórico excepcional", resume a sinopse. A autoria é de Paula Moura Pinheiro; a realização, de Inês Rueff.

 

<< Recuar: 15 de Setembro  ||  Avançar: 17 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.