Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 17 de Setembro de 2020:
Um poeta-publicitário, um adolescente-espião e "Mudanças Radicais".


CINEMA

Mulheres do Século XX
Nos Studios, 17h55 
EUA, finais da década de 1970. Dorothea Fields é uma mãe solteira de 55 anos que se esforça por educar Jamie, o filho de 15 anos, numa altura de grandes mudanças sociais e culturais. Tem a ajuda de duas mulheres muito diferentes de si mas com quem acaba por criar fortes laços de amizade: Abbie, uma artista punk que arrenda um quarto em sua casa; e Julie, uma adolescente inteligente e provocadora que vê o mundo de uma forma muito especial. Escrita e realizada por Mike Mills, e candidata ao Óscar de Melhor Argumento Original, uma comédia dramática inspirada na mãe do realizador (no filme anterior, "Assim É o Amor", tinha sido o pai a inspiração). As interpretações estão entregues a Elle Fanning, Greta Gerwig, Lucas Jade Zumann, Billy Crudup e Annette Bening (nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz num Musical ou Comédia).

Efeitos Secundários
AMC Portugal, 20h27 
Emily (Rooney Mara) e Martin (Channing Tatum) são um jovem casal nova-iorquino a passar por algumas dificuldades. Ela sofre de perturbações de personalidade que a levam a tentar o suicídio. Preocupados, resolvem recorrer a Jonathan Banks (Jude Law), um psiquiatra de renome que lhe prescreve Ablixa, um medicamento experimental para o tratamento de ansiedade. Os efeitos secundários dessa nova medicação vão transformar a vida dela num pesadelo para o qual serão arrastados o seu marido Martin e o próprio Banks. Com argumento de Scott Z. Burns, um "thriller" psicológico realizado pelo veterano Steven Soderbergh.

Como Fernando Pessoa Salvou Portugal
RTP2, 00h37
"Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Em 1927, Fernando Pessoa criava o famoso "slogan" para uma bebida nova, a Coca-Cola, para a introduzir no mercado português – uma tentativa frustrada dada a proibição do Estado Novo da "água suja do capitalismo" (só 50 anos depois chegaria oficialmente ao país). É a partir desse episódio que o cineasta Eugène Green ("A Religiosa Portuguesa") mergulha no universo do poeta-publicitário, numa curta-metragem bem-humorada a que não faltam traços de Lisboa e de uma certa portugalidade da época. Carloto Cotta encarna Pessoa; Manuel Mozos, o patrão Moitinho de Almeida, que lhe encomenda o "slogan". Diogo Dória, Alexandre Pieroni Calado e Ricardo Gross também entram no elenco.

PRÉMIOS

Prémios Sophia 2020
RTP2, 22h13
Directo. Inicialmente agendada para 22 de Março, tem hoje lugar no Casino Estoril a gala de entrega dos prémios atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema. "Variações", de João Maia, concorre com 17 nomeações. Seguem-se, com seis cada, "A Herdade", de Tiago Guedes, "Vitalina Varela", de Pedro Costa, e "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt. Além de anunciar os vencedores dos galardões em 23 categorias, a oitava edição distingue com o Prémio Sophia Carreira os realizadores Alfredo Tropa, António-Pedro Vasconcelos e Fernando Matos Silva.   

DOCUMENTÁRIO

Mudanças Radicais
Discovery, 21h
Estreia. A personalização de automóveis expõe-se nos bastidores de uma oficina americana pioneira no negócio: a Galpin Auto Sports, fundada na Califórnia em meados do século passado e entretanto projectada para a fama internacional. Beau Boeckmann, Dave Shuten e "Mad Mike" Martin são os condutores desta série documental. A viagem tanto pode ir dar ao restauro de um veículo histórico como ao investimento numa construção futurista, sempre à medida da imaginação (e excentricidade) de quem se senta ao volante e com lugar reservado à competição.

SÉRIE

Alex Rider
AXN e AXN Movies, 22h
Estreia da série baseada nas aventuras do adolescente tornado espião do MI6, relatadas na saga literária da autoria de Anthony Horowitz. Cabe ao actor Otto Farrant encarnar o jovem de 14 anos que, após a morte misteriosa do tio que o criou, procura respostas e descobre que toda a sua vida foi uma preparação para um mundo de segredos e missões secretas.

 

<< Recuar: 16 de Setembro  || Avançar: 18 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.