Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 23 e 24 de Janeiro de 2021:
"Tully", Presidenciais, Taça da Liga, Nick Cave e pintura em ensaio.


CINEMA

Milk
Sábado | TVCine Edition, 19h50 
Activista pelos direitos da comunidade LGBT, lutador, visionário, herói. Em 1977, Harvey Milk tornou-se o primeiro político americano abertamente "gay" a ser eleito. Seria assassinado no ano seguinte. O filme de Gus Van Sant ganhou dois Óscares, para o melhor actor principal (Sean Penn) e pelo argumento original.

Um Amor Extraordinário
Sábado | TVCine Top, 21h30
Um filme sobre a vida e o amor das pessoas comuns, com assinatura do casal Lisa Barros D'Sa e Glenn Leyburn, e com Liam Neeson e Lesley Manville nos papéis principais. O casamento de Joan e Tom é posto à prova quando ela recebe o diagnóstico de um cancro de mama em estado avançado. Segue-se um processo duro, em que vão caminhar lado a lado e ver o seu amor tornar-se mais forte a cada batalha.

Glória 
Sábado | RTP2, 23h33
Ivan (Francisco Relvas) muda-se para a "casa da estação" onde vive o pai, Vicente (Jean-Christophe Bouvet), que está doente e que viu arder a casa para onde iria depois da reforma. Ao lado mora Teresa, que toma conta de Glória (Raquel Marques), de 13 anos. Quem volta também, depois de ter estado preso, é Mauro (Ricardo Aibéu), tio de Ivan. Já Ivan só consegue pensar em Glória. Realizado por Manuela Viegas (na sua estreia em longa-metragem) e co-escrito com Joaquim Sapinho, o filme disputou o Urso de Ouro em Berlim.

Momentos Que se Perdem
Domingo | TVCine Top, 21h30
Wesley, um rapaz surdo de dez anos, é constantemente atormentado pelos colegas. Um dia, encontra um homem caído na neve, ferido. Apesar de saber que se trata de um assaltante procurado pelas autoridades, decide escondê-lo num celeiro abandonado. Com o passar dos dias, tornam-se amigos. Mas quando a polícia começa a cercar a propriedade, Wesley percebe que já nada poderá fazer para o ajudar. Com actuações de Aaron Paul, Danny Murphy, Scoot McNairy e Mary Elizabeth Winstead, este filme de 2019, que não se estreou nas salas portuguesas, é dirigido por Christopher Cantwell, segundo um argumento de Darren Lemke.

Blade Runner 2049
Domingo | AXN, 21h55
Denis Villeneuve realiza esta sequela, duplamente oscarizada, de um dos mais icónicos títulos de ficção científica de sempre. Harrison Ford volta à acção, ao lado de Ryan Gosling, Robin Wright, Dave Bautista, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Carla Juri, Mackenzie Davis, Barkhad Abdi, David Dastmalchian, Hiam Abbass e Jared Leto. O argumento é assinado por Hampton Fancher e Michael Green.

Tully
Domingo | Fox Life, 22h20
Uma comédia dramática sobre as dificuldades da maternidade, realizada por Jason Reitman e escrita por Diablo Cody. Com o nascimento do terceiro filho, Marlo (Charlize Theron) sente-se absolutamente esgotada. Quando percebe que atingiu o limite, aceita um conselho do irmão e contrata uma ama para a ajudar à noite. É assim que Tully (Mackenzie Davis), uma jovem doce e bem-intencionada, entra na vida daquela família. Entre as duas nasce uma amizade estreita, baseada numa inesperada relação de confiança e companheirismo. 

O Amigo do Peito
Domingo | RTP1, 00h02
A estreia de Jeremy Garelick na realização foi esta comédia com Kevin Hart, Josh Gad e Kaley Cuoco-Sweeting nos papéis principais, sobre um padrinho de casamento de aluguer que é contratado por um noivo com quem, no meio de muitas peripécias, acaba por desenvolver uma amizade profunda.

INFORMAÇÃO

Presidenciais 2021
Domingo | RTP1, 18h45 / SIC, 19h30 / TVI, 19h57​
Directo. Os canais mobilizam-se para emissões noticiosas especiais que acompanham o acto eleitoral, as projecções e os resultados, por entre dados, opiniões de analistas e reportagens no terreno. Na estação pública, a operação é conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço e Carlos Daniel; na SIC, por Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues; na TVI, por Pedro Mourinho, José Alberto Carvalho, Sara Pinto e Carla Moita.

DESPORTO

Futebol: Taça da Liga 
Sábado | SIC, 19h40
Directo. Sporting e Braga defrontam-se em Leiria, na final da Taça da Liga, depois de terem derrotado, respectivamente, o Porto e o Benfica. O jogo é arbitrado por Tiago Martins. 

DANÇA

O Baile
Sábado | RTP2, 22h10
Inspirados por "Le Bal", de Jean-Claude Penchenat, a coreógrafa Mathilde Monnier e o escritor Alan Pauls criaram juntos esta viagem à Argentina das últimas décadas, fundindo e confundindo momentos históricos numa paisagem única de música e movimento. O espectáculo passou por Portugal em 2018.

MÚSICA

Nick Cave & The Bad Seeds ao Vivo em Copenhaga
Domingo | RTP2, 22h54

Foi uma das ausências mais sentidas na agenda portuguesa dos últimos meses. O concerto de Abril de 2020 foi reagendado para Maio deste ano, mas a digressão acabou por ser cancelada.Enquanto os palcos lusos aguardam Nick Cave, fica esta registo da sua passagem pela Royal Arena de Copenhaga, na altura com Skeleton Tree na bagagem – um álbum já atravessado pela experiência de perda e luto que marcou o mais recente Ghosteen, gravado de raiz após a morte do seu filho, Arthur.

SÉRIES

It's a Sin
Sábado | HBO, streaming
Criada pelo veterano da televisão britânica Russell T. Davies, é a crónica de um grupo de jovens amigos que se mudam para Londres, no início dos anos 1980, e cujas vidas se desenrolam à sombra da crise da sida que desponta no Reino Unido. O elenco da mini-série de cinco episódios inclui Olly Alexander (vocalista dos Years & Years), Omari Douglas, Callum Scott Howells, Lydia West, Nathaniel Curtis, Keeley Hawes, Shaun Dooley, Neil Patrick Harris e Stephen Fry.

Painting with John
Sábado | HBO, streaming
O "The New York Times" descreve-a como "uma hipnótica, sinuosa e surreal caminhada televisiva em direcção à selva nodosa da mente de [John] Lurie, que explora a vida como uma forma de arte em si". Mais do que um tutorial de pintura com ares meditativos, "Painting with John" é um ensaio reflexivo com apontamentos autobiográficos, feito por um músico e actor norte-americano que, por motivos de doença, ancorou na pintura o seu processo criativo. Formada por seis episódios, a série é escrita, realizada e musicada pelo próprio.

DOCUMENTÁRIOS

As Profundezas do Atlântico
Sábado e domingo | Odisseia, 16h
Ordem para mergulhar no Atlântico Norte e observar a biodiversidade a 3000 metros de profundidade, através de imagens captadas, ao longo de dois anos, por Ken O'Sullivan. As suas sequências de vídeo combinam-se com depoimentos de cientistas dedicados a este ramo, compondo um trabalho que "presta homenagem aos primeiros navegadores e investiga o estado de saúde das águas das profundezas". A imersão faz-se em dois episódios: "Oceano aberto" (sábado) e "Leviatã" (domingo). A série documental faz parte do ciclo "Vida Submarina", que fica no ar de sexta a domingo, até 7 de Fevereiro, sempre a esta hora.

Woman - Mulher
Domingo | RTP2, 14h45
Depois do sucesso de "Humanos", Yann Arthus-Bertrand juntou-se a Anastasia Mikova para realizar este "Woman - Mulher". Durante dois anos e meio, viajaram por 50 países e entrevistaram 2000 mulheres de todas as idades, etnias e credos. Daí nasceu esta reflexão sobre o significado de ser mulher em sociedades patriarcais.

INFANTIL

Acampamento Kikiwaka
Sábado e domingo | Disney Channel, 11h10
Até meio da tarde, fica em antena uma maratona das aventuras dos três irmãos nova-iorquinos que vão passar as férias a acampar no Maine, no campo onde os pais se conheceram. Este especial "Kikiweekend" inclui o desfecho da quarta temporada

A Princesa e o Dragão (V. Port.)
Domingo | Nos Studios, 8h35 
Animação russa com assinatura da estreante Marina Nefedova. É o sétimo aniversário da princesa Bárbara, que foi abandonada em bebé. Ao deambular pelos quartos secretos do castelo onde vive, a pequena encontra um livro mágico que é, na verdade, uma passagem para um reino encantado. É então que descobre um espelho que poderá trazer de volta a sua mãe.

 

<< Recuar: 22 de Janeiro  ||  Avançar: 25 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.